08/04/2011

Quem tem olho é Rei...

(ESGOTADO)


Renato Ferrão distinguido com o Prémio de Artes Plásticas União Latina 2010

08 de Abril de 2011, 11:50

Lisboa, 08 abr (Lusa) - O artista plástico Renato Ferrão foi distinguido com o Prémio de Artes Plásticas União Latina 2010, revelou hoje à agência Lusa fonte da entidade organizadora.
O júri do prémio esteve reunido durante a manhã de hoje na sede da Fundação D. Luís I, no Centro Cultural de Cascais, e tomou a decisão por unanimidade, sublinhando a "elevada qualidade das quatro obras apresentadas a concurso".
Além de Renato Ferrão, nascido em Vila Nova de Famalicão, em 1975, os outros finalistas do galardão eram Pedro Barateiro, a dupla Von Calhau (composta por Marta Ângelo e João Alves) e Mauro Cerqueira.
O júri internacional foi constituído por Marianne Lanavère, diretora de La Galerie, Centre D'Art Contemporain (França), Alberto Ruiz de Samaniego, da Fundação Luis Seoane (Espanha), Carolina Italiano, do MAXXI, Museu Nacional de Arte do século XXI (Itália) e Lúcia Marques, curadora e crítica de arte (Portugal).
A peça apresentada por Renato Ferrão é uma instalação intitulada "Vida Material" e usa extensores, uma cadeira, uma cómoda e um prato, montados como duas esculturas em tensão, indicou à Lusa um dos membros do júri.
O júri decidiu distinguir Renato Ferrão "pela maturidade com que lida com o espaço, considerando também a análise e releitura original de conceitos e dinâmicas clássicas da escultura moderna, envolvendo peso, volume, tensão e fragilidade".
Também destacou "a sensibilidade e variedade de materiais escolhidos, bem como a transfiguração poética dos objetos quotidianos, também expressa nos títulos dos seus trabalhos".
O prémio, no valor de 7.500 euros, vai ser hoje entregue, às 18:00, numa cerimónia que decorrerá no Centro Cultural de Cascais, onde também será inaugurada a exposição com as obras dos quatro artistas - todas elas instalações - patente até ao dia 29 de maio de 2011.
Renato Ferrão é formado em escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto. A última exposição individual foi realizada em 2009, na Fundação de Serralves, no Porto.
Organizado pela União Latina, o prémio bienal é patrocinado pela Fundação D. Luís I, e realizou-se este ano pela décima vez.
André Guedes (2006), Bruno Pacheco (2004), Filipa César (2002), João Onofre e Rui Toscano (ex-aequo 2000), Patrícia Garrido (1998), Rui Chafes (1996), Marta Wengorovius (1994), Pedro Proença (1992) e Pedro Calapez (1990) foram os anteriores premiados.
O prémio não foi atribuído em 2008 por falta de apoio, mas foi retomado este ano, com o apoio da Fundação Dom Luis I.
AG.
Lusa/Fim


Sem comentários: