14/12/2017

...


Ex-administrador do Facebook diz que redes estão a destruir o funcionamento da sociedade




Ana S. Ferreira

12 Dezembro 2017 às 20:54

 

Ex-administrador do Facebook diz que redes estão a destruir o funcionamento da sociedade

Chamath Palihapitiya, ex-diretor executivo da rede social Facebook, admitiu sentir-se "tremendamente culpado" por ter participado na construção de uma ferramenta que está agora a "destruir a forma como a sociedade funciona".

Palihapitiya, que foi também foi vice-presidente do departamento de utilizadores do Facebook até 2011, ano em que saiu para criar a sua própria empresa de investimento em capitais de risco na educação e na saúde, disse acreditar que o "os ciclos de retro-alimentação a curto prazo, impulsionados pela dopamina que criamos, estão a destruir o funcionamento da sociedade". São desprovidos de qualquer "discurso civil", com "informações erradas e inverdades".

Como vice-presidente, Palihapitiya tinha a função de gerir e aumentar o número de utilizadores da rede social. "No fundo, todos sabiam que algo mau poderia acontecer". E o problema, acrescentou, "não é americano nem está relacionado com as mensagens patrocinadas pela Rússia. É global".

Na palestra, feita no mês passado na Stanford Business School mas só agora noticiada pelo site especializado em tecnologia "The Verge", Palihapitiya pediu à audiência que descansasse das redes sociais: "Encorajo-vos, todos, a interiorizar a gravidade do problema", disse. "Se alimentarem a besta, ela irá destruir-vos".

"Vocês não se apercebem, mas os vossos comportamentos estão a ser programados", avisou, defendendo que as redes sociais estão a "danificar as bases fundamentais de como as pessoas se comportam e se relacionam".

Admitindo que não tem uma boa solução para resolver o problema, assume que ele próprio não usa a sua página de Facebook. Sem papas na língua: "Eu não uso esta merda e não permito que os meus filhos usem esta merda". Contudo, não deixou de realçar que o Facebook tem pontos positivos e garantiu que o dinheiro que lhe pagaram pelo trabalho que fez na empresa irá ser usado no apoio a causas mundiais.

As declarações de Palihapitiya seguiram-se às de Sean Parker, presidente fundador do Facebook, que, também no mês passado, criticou duramente a empresa por "explorar a vulnerabilidade da psicologia humana", criando uma "contínua alimentação da validação social".
 

Sem comentários: